Rede

Rede de computadores e wi-fi

O que é uma rede de computadores?

Redes de computadores sevem para comunicar equipamentos e compartilhar recursos como internet, impressoras e arquivos.

 

O que é wi-fi?

Wi-fi é um sistema de rede sem fio onde você pode utilizar os mesmos recursos da rede cabeada, mais utilizada em notebooks e celulares.

 

O que é preciso para ter uma redes de computadores e/ou wifi?

 

Para ter um rede de computadores é necessário ter uma estrutura para ela funcionar, seguem alguns exemplos:

 

Switch

O switch é um equipamento responsável pela comunicação entre pontos de rede cabeada, com ele podemos comunicar computadores, notebooks, servidores, impressoras e roteadores, com eles conseguimos comunicações de até 1 giga (1000 megas) por cabo.

 

Cabos e conectores

Os cabos de rede são responsáveis por interligar os equipamentos que vão se comunicar os padrões de cabo são Cat-5 e Cat-6 e os conectores que vão em suas pontas são RJ-45, os cabos pode ser ser utilizados com tamanhos de até 100 metros.

 

Roteador ou Access Point (AP)

 

Roteadores ou Access Point (AP) são responsáveis por enviar o sinal de wi-fi, que é um sinal de rede sem fios, por este sinal é possível se comunicar com os mesmos recursos e equipamentos de rede, esses equipamentos podem trabalhar em duas frequências a de 2.4 ghz que tem maior alcance mas tem menor velocidade e a de 5 ghz que tem maior velocidade e menor alcance, as velocidades dos equipamentos variam bastante e é dividida pelos equipamentos conectados, diferente do cabo que tem velocidade por cabo.

Alguns roteadores podem ter entradas de rede cabeada e funciona como switch também.

A estrutura de rede varia de acordo com sua necessidade, em uma casa onde a rede é utilizada para acessar a internet e temos celulares, notebooks podemos ter apenas um roteador, já que esses equipamentos possuem wi-fi não necessitando uso de cabos.

Já uma empresa necessita de mais estabilidade em sua rede e também mais velocidade, neste caso é recomendado uma rede cabeada com um switch, podendo ter velocidades de até 1 giga por cabo, com a rede cabeada não temos alguns problemas do wi-fi como sinal fraco ou queda de sinal e interferências de outros equipamentos como microondas e motores elétricos como portão eletrônico que tem ruídos na mesma frequência.

As empresas tem um uso maior da rede pois compartilham mais recursos além de internet, em uma empresa podemos ter um servidor onde centralizamos recursos de segurança, autenticação, compartilhamento de arquivos e sistemas para que os computadores da rede tenham acesso compartilhado das informações, além do compartilhamento de equipamentos como impressoras, relógios de ponto entre outros.

 

A Completa Soluções é especializada em redes e wi-fi.

Ficou interessado? Entre em contato conosco.

Nossos contatos:

Telefones: 17 3524-5925  /  17 3525 3636

Skype: completainformatica.contato

Email: contato@completasolucoes.com.br

Whatsapp: 17 9 98809-4496